4.10.07

Pessoas esclarecidas!!!

Amanhã comemora-se a Implantação da República, de 1910.
Ou seja, antes do dia 5 de Outubro, éramos regidos por uma Monarquia, em que D. Manuel II era Rei e Senhor Absoluto dos domínios de Portugal d'Àquem e Além Mar, enfim, tem mais uns quantos títulos mas isso fica para depois.
E no dia 5 de Outubro de 1910, uns quantos senhores com ideias liberais e republicanas decidem juntar-se e fazer uma revolução contra a monarquia. Se pensam que houve sangue e muitos mortos e resistência, desenganem-se, aquilo deve ter sido bem cómico. Eram por volta de uns 200 revolucionários, porque entretanto, uns quantos já se tinham esquivado da coisa. Estavam com medo, isso sim.
Bem, estão a imaginar 200 revolucionários de armas em punho, contra as tropas do Império, hahahaha, o mais estúpido foi que a essas mesmas tropas não conseguíram travar esses 200 revolucionários, nem os dominar, porque tiveram imensa dificuldade em se reunir para travar a revolta liberal (esta é outra cena que me faz rir, revolta liberal).
Assim, com a vitória do movimento republicano, D. Manuel II, coitado, tem de basar para salvar o coiro, e foi para Inglaterra (espertinho).
Deste modo, meus caros, a monarquia caí por fim, após quase 800 anos de poder absoluto concentrado num monarca.
Isto até parece irónico, não é? Já que todos sabemos o que sucedeu a seguir.
Tivemos um governo provisório liderado por Teófilo Braga.
Em 1911, este governos provisório dissolve-se, dando lugar ao primeiro Governo Constitucional, chefiado por João Pinheiro Chagas.
Até 1926, (período de 16 anos)houve 7 Parlamentos, 8 Presidentes da República e cerca de 50 governos, era só vê-los a chegar e a basar, nem dava para aquecer o banquinho.
E pronto, houve mais um militar que deu cabo daquela palhaçada toda, chegou lá e acabou com o parlamento, mais um golpe militar. Isto em 1926.
E eu só queria falar da Implantação da Republica, caraças.
Mas pronto agora tenho de falar do senhor Salazar, que subiu ao poder em 1933, após ter sido convidado para chefiar as finanças, mas como ele não se contentou só com isso, decidiu chefiar Portugal inteiro.
E durante 40 anos exerceu a sua soberania, poder absoluto concentrado numa única pessoa, a única diferença é que ele não era Rei. LOL
Então e a Implementação da Republica Liberal??

Sem comentários: